terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Dualidade

O homem está separado de Deus e da Natureza pela religião e ciências. A religião separa as pessoas entre si rotulando e classificando-las de acordo com as doutrinas que seguem. Ela concede erroneamente uma distinção totalmente baseada no pensamento, pois o mesmo aqui prescreve relações hierárquicas e de superioridade entre os seres. Estes dois aspectos do conhecimento - ou seja, religião e ciência - criaram as barreiras e os entraves entre o homem e sua função cósmica.

Deus é maior que qualquer religião que já existiu,e a Natureza não pode ser acessada pelas ciências, pois estas se dispõem somente a descrevê-la como um sistema aparente que pode ser verbalizado ou formulado matematicamente.

A questão da ciência é que esta se baseia no conceito de que o homem surgiu de uma forma de vida inferior, instintiva e que necessita ser moldado pelo desenvolvimento do pensamento. A ciência outorgou a si mesma, assim como a religião, a preparação de um pensamento totalmente voltado para a matéria, sobrepujando sua essência (sentimento) e descartando sua conexão com a natureza.

O homem passou a ser fruto do acaso, quando na verdade o homem é a própria manifestação divina. Se lhe fosse ensinado tal princípio, ele assumiria sua responsabilidade perante a vida e as leis universais.

A verdade é que a Natureza só pode ser compreendida em sua essência e para tal é necessário sentir o seu eterno fluxo vital.Fernando Pessoa disse, "O sentimento abre as portas da prisão com que o pensamento fecha a alma. A lucidez só deve chegar ao limiar da alma. Nas próprias antecâmeras do sentimento é proibido ser explícito. Sentir é compreender. Pensar é errar. Compreender o que outra pessoa pensa é discordar dela. Compreender o que outra pessoa sente é ser ela. Ser outra pessoa é de uma grande utilidade metafísica. Deus é toda a gente."

Esta dualidade sempre foi percebida pelos sentidos. No cérebro a necessidade de verbalizar e calcular é apanágio do hemisfério esquerdo, enquanto que a ideia de ser e sentir pertence ao hemisfério direito. Durante nossa história a educação e cultura humanas nos alienaram da realidade natural em favor de um domínio totalmente centrado no hemisfério esquerdo -Unilateralidade Material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário